quarta-feira, 13 de maio de 2009

POTIGUARES MORTOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIA

1 - SOLDADO MANOEL LINO DE PAIVA nasceu no dia 20 de março de 1921, no sítio Serra Nova, município de Martins-RN. Filho de Pedro Augusto de Paiva e Francisca Elisa da Conceição. Chamado para servir ao Exército Nacional, Manoel Lino de Paiva viajou para Natal onde no dia 1° de julho de 1943 foi incorporado a 11ª Companhia do regimento de Infantaria.O herói destemido de Martins encontrou a glória no dia 14 de abril de 1945, na batalha de Montese, quando foi mortalmente atingido pela artilharia inimiga, falecendo no campo de batalha. Foi incorporado a 11ª Companhia do Regimento de Infantaria. Convocado para participar da guerra, o o martinense não se intimidou diante da heróica missão. “Querido papai lembre-se que seu filho é um soldado e é obrigado a cumprir esta sina’ e como que antevendo o sacrifício da própria vida completou “Me entrego a Deus”(em carta dirigida ao seu pai). Assim, no dia 23 de dezembro de 1944. Manoel Lino viajou para Recife, a bordo do paquete D. Pedro II seguiu para o Rio de Janeiro aonde desembarcou no Armazém 13 m 4 de janeiro de 1945 seguindo de trem elétrico para a Vila Militar. O EMBARQUE PARA A Itália ocorreu no dia 7 de fevereiro, num navio de transporte americanoManuel Lino Chegou a Napóles, na Itália, no dia 23 de fevereiro de 1945. Após uma passagem pela cidade de Bognetti foi para o norte da Itália, chegando à cidade de Livorno no dia 3 de março. Dirigiu-se então para Spezzim, que fica entre a Tradicional cidade de Piza e FlorençaOs restos mortais do martinense Manol Lino de Paiva permaneceram na Itália até 1960, quando o residente da República, Juscelino Kubitschek, resolveu transportá-los do cemitério de Pistóia para o monumento da Força Expedicionária Brasileira(FAB), no Rio de JaneiroFoi sepultado no cemitério militar brasileiro em Pistóia, na quadra B, fileira 12, sepultura 140, lenho provisório
MEMORIAL MANOEL LINO DE PAIVA
Memorial Manoel Lino de Paiva representa uma homenagem da família do Combatente Manoel Lino de Paiva, da comunidade da Serra Nova e do Município de Martins a este herói brasileiro que lutou na Segunda Guerra Mundial, contra o nazi-fascismo. Esse é um patrimônio que a família do Combatente, a comunidade da Serra Nova e do Município de Martins disponibiliza para ser gerenciado com a participação do poder público, estadual e/ou municipal, através dos órgãos responsáveis pelas políticas de cultura e de turismo.

2 – 1º SARGENTO RODOVAL CABRAL DA TRINDADE, 1º sargento, natural de Ceará Mirim, filho de João Cândido da Trindade e de Amélia Cabral da Trindade. Faleceu em virtude de acidente de Jeep, no dia 6 de junho de 1945, em Volghera. Agraciado com a as Medalhas de Campanha e Cruz de Combate de 2ª Classe. No Decreto de concessão desta última ficou expresso: “Nas operações realizadas no dia 31-X-1944, na região de S.”. Ouriço, o inimigo atacou fortemente, obrigando o retraimento do seu pelotão. O Sargento Trindade, que se encontrava em uma casa da região, apesar do retraimento do pelotão, o que tornou difícil a sua situação, continou na casa, lutando bravamente, até o esgotamento dos meios. Apesar de se achar completamente sitiado, o Sargento Trindade não perdeu a calma e, numa demonstração de coragem e sangue frio, malgrado o inimigo, conseguiu evadir-se da casa, regressando as nossas linhas.
3 – 2º SARGENTO WILSON VIANA BARBOSA, FILHO DE José Viana Barbosa e de Joana Viana Barbosa. É considerado desaparecido desde 12 de dezembro de 1944, na zona de operações. Agraciado com as Medalhas de Campanha e Cruz de Combate de 2º classe.

4 – SOLDADO BELMIRO FERREIRA DA SILVA, natural de Augusto Severo, atual Campo Grande-RN, filho de Isidio Ferreira da Silva e de Atelina Bertoleja da Silva. Faleceu em combate, no dia 26 de fevereiro de 1945, em Monte Castelo.Foi Agraciado com as Medalhas de Campanhas, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe.
5 – SOLDADO COSME FONTES LIRA, natural de São Miguel, filho de Manoel Fontes Martins e de Teodomira da Costa Lira. Faleceu no dia 23 de abril de 1945, no 15 th Evac, Hospital. Foi Agraciado com as Medalhas de Campanhas, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe.
6 – SOLDADO JOSÉ VARELA, natural de Ceará Mirim, filho de Benedito varela e de Maria Dardomes Custódio. Falecei em ação no dia 14 de abril de 1945, na região de Montese. Agraciado com as Medalhas de Campanhas, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe. São de um biógrafo estas palavras: ”DESDE CRIANÇA, PERTENCIA À COMISSÃO REGIONAL DE ESCOTEIROS DO MAR DE NATAL”. Tirou o curso primário no Grupo escolar Isabel Gondim, onde foi aluno exemplar. A pedido da Comissão Regional de Escoteiros do Mar, a Prefeitura de Natal honrou uma das ruas principais de Natal com seu nome. O Grupo escolar inaugurou civicamente seu retrato.

Um comentário:

  1. Cosme Fontes Lira é de minha comunidade, Sítio Santa Luzia, hj município de Dr. Severiano. tem alguns sobrinhos dele aqui ainda hj.

    ResponderExcluir